segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Marionete --De Johnny Welch



Se por um instante Deus se esquecesse
de que sou um boneco de pano
e me desse um sopro de vida,
possivelmente não diria tudo o que penso,
mas, definitivamente, pensaria tudo o que digo.
Daria valor às coisas, não pelo que valem,
sim pelo que significam.
Dormiria pouco, sonharia mais,
entendo que por cada minuto
que cerramos os olhos,
perdemos sessenta segundos de luz
.
Andaria quando os demais se detêm,
despertaria quando os demais dormem.
Escutaria quando os demais falam
e como desfrutaria de um bom sorvete de chocolate.
Se Deus me desse um sopro de vida
vestiria simples, me atiraria de bruços
deixando descobertos
não somente meu corpo, mas minha alma.
Deus meu, se eu tivesse um coração
escreveria meu ódio sobre o gelo
e esperaria que saísse o sol.
Pintaria com um sonho de Van Gogh
sobre as estrelas um poema de Benedetti

e uma canção de Serrat seria a serenata
que lhes ofereceria à lua.
Regaria com lágrimas as rosas,
para sentir a dor de seus espinhos,
e o encarnado beijo de suas pétalas…
Deus meu, se eu tivesse um sopro de vida
Não deixaria passar um só dia
sem dizer às pessoas que quero, que as quero.
Convenceria a cada mulher
um homem de que são meus favoritos
e viveria enamorado do amor.
Aos homens lhes provaria quão equivocados estão,
ao pensarem que deixam de enamorar-se quando envelhecem
sem saber que envelhecem
quando deixam de enamorar-se.
Para uma criança, lhe daria asas
e deixaria que ela sozinha aprendesse a voar.
Aos velhos lhes ensinaria que a morte
não chega com a velhice, mas com o esquecimento.
Tantas coisas aprendi com vocês, homens.
Aprendi que todo mundo quer viver
em cima da montanha,
sem saber que a verdadeira felicidade
está na forma de subir o declive.

 

 Tenho aprendido que um homem
só tem direito de olhar o outro para baixo,
quando tem que ajudá-lo a levantar-se.
São tantas coisas as que teria podido
aprender de vocês,
mas realmente não vai ajudar muito,
porque quando me guardam dentro desta maleta,
infelizmente estarei morrendo.





Nota:

Texto do ventriloquo  Johnny Welch .
 que muitos pensam ser de Gabriel Garcia Marques.







28 comentários:

Arnoldo Pimentel disse...

Um belo poema, uma lição de vida.Parabéns pela postagem.

R. R. Barcellos disse...

"...equivocados estão,
ao pensarem que deixam de enamorar-se quando envelhecem
sem saber que envelhecem
quando deixam de enamorar-se."


Poetas, ventríloquos e bonecos de pano raramente se equivocam...

Abraços, amigo.

Unknown disse...

Gostei bastante. Abraço.

Milene Lima disse...

Bacaninha perceber as luzes do Livro acesas, é sinal de coisa bonita fez-se escrita por aqui.

Por que não deixar por incontáveis tempos fora da maleta a marionete? Talvez recuperássemos a grandeza de sermos humanos.

Boa tarde, meu bem.
Beijo!

Ani Braga disse...

Boa tarde Moisés querido



Que coisa mais linda esse poema.

Lindo!!!

Beijos
Ani

Engenholiterarte disse...

Muito lindo. Fico pensando, às vezes, qual momento mágico que se desencadeia dentro do ser humano e que o faz tecer uma trama tão delicada e bela - para os olhos e para o coração? Escrever é uma tarefa muito difícil se for assim: a impressão do espírito...
Obrigada, amigo pelo elogio - ainda vou terminar de ler outros muito importantes para o entendimento do tema e ai publico, também. No momento estou à caça do " O zen na arte de conduzir a espada". Este é essencial no meu próximo trabalho. Acho que vou ter que arriscar a "estante virtual"...
Beijos, poeta!

Vivian disse...

Bom dia,Moisés!!

Quanto tempo!Que bom que apareceste!!
Belíssimo este texto!Sabedoria pura!
Pra quê perder tempo?!Temos tantas coisas para fazer,para aprender.Temos que viver a vida plenamente!!!
Beijos!Ótima semana!

renatocinema disse...

Amei a reflexão....Vou divulgar amigo. Adorei mesmo.

may lu disse...

Bom dia meu querido!
Que se ilumine de luz
As trevas de todas as cegueiras...
Um grande beijo para ti!

Professor Gilberto Cantu disse...

Oi amigo poeta.
Um belo poema.
Dar valor as coisas pelo que elas significam.
Um abraço.

Anônimo disse...

Que belo post amigo. Que bom passar
por aqui e ler esta maravilha.
Abraços

Denise Carreiro disse...

Que lindo! Pena esse boneco não ter um sopro de vida. Muita paz!

♥Amigos que Ficam!♥ disse...

Oi poeta Moisés,
como é maravilhoso ser seguida TRiplamente por voce, adoro, rsrs.
Te deixo aqui os tres selinhos dos meus dois blogs que voce segue pra voce postar no seu blog, carinho meu ao seu coração, postem aí>
AMIGOS VIRTUAIS> http://4.bp.blogspot.com/-eCmlYNJ0qg8/T_EEh3iFDXI/AAAAAAAABVM/rPlmv6qUAiM/s300/Amigos%2BVirtuais.png

AMIGOS QUE FICAM> http://1.bp.blogspot.com/-RcGN6jFmhbs/T-ylfUIt63I/AAAAAAAABRA/urOfioVEaN4/s250/AMIGOS%2BQUE%2BFICAM.jpg

EMOÇÕES> http://1.bp.blogspot.com/-iY81Tgj3mCE/T9DhaSMRhJI/AAAAAAAAIxc/r6voeSrHWLc/s379/SELO.jpg
Cheiros e um abençoado inicio de semana
Eu! Leilinha

Cristina Lima disse...

Nossa!!!

Não conhecia esse poema, sensacional!!!

Obrigada por compartilhar...

Posso levar lá par o meu face?

Abçs
Chris Amag

Smareis disse...

Boa tarde poeta,

Gostei muito de passar aqui pra conhecer seu blog e ja foi ficar seguindo.
Esse poema é maravilhoso, e nos remete a uma reflexão.
As pequenas coisas são as que mais tem significado na nossas vidas e por vezes nunca a damos os merecidos valores.
Realmente a felicidade
está na forma de subir o declive.
Grande abraço e parabéns pelo conteúdo do blog.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Agradecimentos poéticos
pela boa aula
e poema mui belo
que me fez pensar
coisa que raramente faço
e me emocionei
coisa que aprendi com meu camaleão
a não fazer

luiz alfredo - poeta

Smareis disse...

Olá Moisés,
Fiquei muito feliz com sua presença.Vou estar sempre por aqui te lendo.
Grande abraço!

Smareis disse...

Olá Moisés, dei uma passadinha pra conferir se tem novidades.

Desejo uma ótima semana!
Grande abraço!

dado disse...

Meu amigo, venho aqui para lhe oferecer, um livro virtual de poesias que colocarei em minha estante virtual, em meu blog. Trata-se de um blog onde vc postará seus poemas e aparecerão em meu site, juntamente com trabalhos de outros amigos. Deixe um comentário dizendo querer fazer parte desse grupo de poetas e farei o resto pra vc. Não esqueça de enviar um email para que eu possa lhe enviar seu codigos de acesso de seu livro virtual (blog). Um abraço

Smareis disse...

Esse poema é uma lição de vida.
Ótima semana amigo!

Grande abraço!

Ani Braga disse...

Um lindo final de semana pra você.



Beijos


Ani


http://cristalssp.blogspot.com

amandio sales disse...

Um poema bonito parabens e obrigado pela visita um abraço. E ler sempre é bom amplia a lacunas da mente...
Abraço.

Smareis disse...

Depois de um tempinho ausente aqui estou de volta.
Deixo um grande abraço, com desejo de uma ótima semana!

Tania regina Contreiras disse...

Copiando o Caju, fodástico o poema!
Beijos,

Evanir disse...

Desejo o final de semana de muita paz
para toda sua família ,
e que Deus proteja aqueles que estão lutando
por um Brasil melhor onde possamos ter
nossos direitos adquiridos verdadeiramente.
E um toque de Deus no coração daqueles que
desgovernam nossa Nação.
Que a luta seja feita em
paz ,para Paz, pela Paz.
Com muita fé vamos também orar
por essa Nação , que a muitos anos
vem sendo reprimida e oprimida :
A muito deixou de ser uma sociedade
digna e justa.
Uma luta sem guerra sem sangue mostrar ,
que apesar da pessíma educação
e exemplo dada pelos governantes:Mostrar que temos a educação
recebida dos nossos pais.
Nossos jovens são filhos da nossa incansável
esperança por um Brasil sem fome
de todas as necessidades.
Tenho estado um pouco ausente nesses últimos tempos
fico triste quando a vida por trás da telinha
me obriga a ficar longe de você.
Carinhosamente te desejo um abençoado
e feliz final de semana beijos no coração.
Evanir.
Tem Uma Mensagem Acorda Brasil.
Juntos Vamos Acordar O Brasil..
Somos Todos Irmãos....

Unknown disse...

Muito lindo!! Amei!!

Unknown disse...

thank you

سعودي اوتو

Unknown disse...



thx

كشف تسربات المياة
غسيل خزانات
شركة نظافة عامة